Taxa de condomínio: saiba como é calculada

Taxa de condomínio: saiba como é calculada

Tempo de leitura: 

2 minutos

Seja alugado ou próprio, se seu imóvel faz parte de um condomínio, você sabe que todo mês chega o boleto. No entanto, essa cobrança frequentemente é motivo para dúvidas e até desentendimentos. Por isso, trazemos aqui algumas informações para você entender como é calculado o valor dessa taxa e de que maneira você pode economizar.

Primeiramente, você sabe o que é a taxa de condomínio e por que ela é importante?

A taxa de condomínio é um valor cobrado a todos os condôminos, mensalmente, para custear as despesas do condomínio, seja ele um prédio com apartamentos ou salas comerciais, seja ele um residencial com diversas casas.

Normalmente, esse recurso é utilizado para garantir a manutenção das áreas comuns do condomínio, tais como contas de luz e água, limpeza, além dos gastos provenientes da manutenção de elevadores, pintura e jardinagem, por exemplo. Também pode haver gastos administrativos, referentes à taxas bancárias, emissão de boletos, etc.

Na taxa de condomínio, muitas vezes podem aparecer também gastos não planejados, porém necessários a partir do surgimento de algum imprevisto, que, dependendo do número de unidades do condomínio, deverão ser rateados entre um menor ou maior número de condôminos.

Ainda, o condomínio pode decidir por arrecadar um fundo de reserva, por precaução, geralmente estipulado na convenção de condomínio em 5% a 10% das despesas e, também, estipular valores para multas por inadimplência e descumprimento das regras de convivência do condomínio.

A forma mais utilizada para a cobrança da taxa de condomínio é calculada proporcionalmente com a área de cada unidade, pela qual os valores mensais são somados e divididos entre todos os condôminos, cuja cobrança ocorre no mês seguinte. Outros utilizam a taxa fixa, como diz o próprio nome, é calculada a partir de uma média de gastos para o ano. Nela, todas as despesas do condomínio são somadas e, a partir do valor encontrado, é feita uma projeção para 12 meses e rateado entre os condôminos.

Fique atento aos nossos canais de informação e tenha sempre informações qualificadas sobre viver e morar. Qualquer dúvida, conte com a equipe da Luiz Coelho e teremos prazer em ajudá-lo!