Vantagens e desvantagens de apartamentos em coberturas

Vantagens e desvantagens de apartamentos em coberturas

Tempo de leitura: 

2 minutos

Coberturas são muito valorizadas no ramo imobiliário, tanto pelos investidores quanto por quem busca para residir. Além de terem um custo mais alto do que os outros tipos de imóveis, demandam cuidados e precauções, vamos ver um poucos dos pontos positivos e negativos?

  • Uma das vantagensde um apartamento em cobertura é a privacidade, pois

praticamente não há compartilhamento de áreas externas ou de serviços, dependendo da estrutura do prédio. O barulho também se torna um problema menor, ruídos da cidade, como sirenes, buzinas, falatório, entre outros sons inconvenientes, chegam em um volume mais baixo.

A área útil de um imóvel com cobertura também tende a ser maior do que o resto dos apartamentos, quando se trata de uma família com filhos, em que o espaço é fator relevante, é uma vantagem grande.

Outra diferença privilegiada é a planta de imóveis em coberturas, têm uma estruturação diferente, com maior espaço e possibilidades, além da área aberta. Por ser maior, tem a distribuição distinta dos cômodos quando comparada aos demais.

Morar no alto sempre é bem valorizado, em coberturas isso é ainda mais evidente, como ficam no topo dos edifícios, contam com uma melhor ventilação e uma iluminação privilegiada, já que não têm a sombra dos outros prédios para atrapalhar. Para quem investe, pode ser um diferencial a valorização desse tipo de imóvel, que sempre tem um custo maior, com uma metragem maior, uma planta diferenciada e o conforto de ter uma área aberta o imóvel se torna mais atrativo e valorizado. Se você quiser vendê-lo no futuro, certamente o fará por um preço bem superior ao que comprou.

  • Das desvantagens,o preço com certeza está nos primeiros, apesar de ser um valor

bom pensando em investimento futuro ou na qualidade de vida, é preciso despender uma boa quantia no momento da compra.

Por se localizar no último andar, a cobertura é ainda mais suscetível a infiltrações e goteiras. Além, os encharcamentos no telhado do condomínio são de responsabilidade do proprietário da cobertura.

Hoje em dia quase todos os prédios acima de 4 andares têm elevadores, porém, é preciso considerar problemas com o elevador ou falta de energia elétrica no momento em que morar no andar mais alto também traz um alto volume de escadas, o que pode ser desagradável. São mais vulneráveis à variações climáticas também, como estações frias, por serem um local em que o vento pega diretamente, assim como no verão, onde o sol incide em todo o apartamento.

Também ficam mais longes das áreas de lazer e entretenimento do prédio, como playground, academia, a distância das áreas comuns do prédio é bem maior. Para alguns, isso pode representar um problema — se houver filhos pequenos, por exemplo, fica mais difícil supervisioná-los.

Enfim, é preciso pesar suas necessidades e ver o que você busca com esse tipo de imóvel, de qualquer modo, sempre é importante contar com a ajuda de um corretor especializado nesse momento.