O que você precisa saber sobre mercado imobiliário em 2019

O que você precisa saber sobre mercado imobiliário em 2019

Tempo de leitura: 

3 minutos

É investidor em imóveis ou tem o sonho de se tornar um? Bom, quer saber de 2019 é o ano propício para isso?

É bom se planejar financeiramente e começar a pensar nas melhores alternativas de fazer o seu dinheiro render para entrar em uma possível onda de valorização dos imóveis. Por isso, conversamos com o Pablo Bizzi, mentor financeiro e idealizador do Carteira de Sucesso.\ Veja só o que o Pablo tem de dicas e visão para o mercado imobiliário neste ano.

O que esperar do mercado imobiliário?

Indicadores do Registro Imobiliário divulgado pelo Fipe, em parceria com a Associação dos Registradores Imobiliários, indicam que o mercado imobiliário brasileiro já mostra sinais de recuperação, especialmente se considerarmos a capital mais poderosa do país, São Paulo.

Considerando dados do ano de 2018, a capital paulista registrou 159.242 transferências de imóveis, sendo 100.025 delas classificadas como compra e venda de imóveis, que incluem registros de compra e venda, cessão de direitos, permuta e arrematação em hasta pública. Se considerarmos o mesmo período do ano anterior, pode-se verificar um aumento de 13,1%.

Qual é a melhor estratégia para investir em imóveis?

Há diversas opções para o investidor considerar para ter dinheiro para comprar o seu imóvel. Sou suspeito falar porque sempre busco a opção de investir para comprar bens, especialmente porque eu não gero nenhuma dívida e acumulo patrimônio de forma mais natural.

Por conta disso, acompanho meus investimentos diariamente e sei exatamente quais títulos de Renda Fixa, Fundos Imobiliários e Ações na Bolsa de Valores estão me rendendo melhores frutos, e isso me dá liberdade de investir cada vez mais no que está dando certo para a minha Carteira de Sucesso.

Se você não é do estilo investidor, mas sim poupador, há a opção de você fazer um consórcio imobiliário. Essa é uma ótima opção se você não tem pressa em ter a sua casa própria, porque o tempo de espera pode ficar entre 60 e 180 meses.

Se você optar pelo consórcio, não é necessário que você pague nenhuma entrada, porque ao pagar a primeira parcela você garante uma vaga no grupo escolhido. A opção não possui juros, mas é cobrado uma taxa mensal sobre o valor da carta.

Por fim, há a possibilidade de fazer o financiamento imobiliário, que é a opção mais comum do brasileiro para investir em imóveis. Se beneficiando especialmente dos programas do governo, subsidiado pela Caixa Econômica Federal.

Um dos grandes fatores que sustentam a popularidade desta opção, é a possibilidade de parcelar o valor do financiamento em até 420 meses, ou seja, 35 anos. Há ainda outro fato muito interessante que é a existência de linhas de crédito baseada nos recursos do FGTS.

Quais imóveis estão mais valorizados?

Por via de regra, quanto maior for o valor do imóvel, mais difícil é para alugá-lo ou vendê-lo. Esse é um problema que é conhecido no mundo dos investimentos como liquidez.

Além disso, imóveis de alto padrão costumam gerar outras despesas como taxas de IPTU e condomínio mais elevadas, sem contar a manutenção do imóvel que deve estar impecável para valorizá-lo ainda mais.

Por isso, imóveis mais simples com foco no público estudantil ou para jovens em início de carreira estão sempre com demanda mais elevada. Para este tipo de imóvel é importantíssimo estar sempre atento sobre a região onde está localizada e como é a acessibilidade do imóvel, seja de carro ou transporte público.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo que o Pablo produziu com muito carinho para te ajudar a concretizar o sonho do seu imóvel. E se você acredita que com os seus investimentos você ficará mais perto de realizar esse sonho e precisa de ajuda para começar a planejar a investir, só entrar em contato conosco!

Aqui na Luiz Coelho Imóveis, nós mantemos seus imóveis seguros, com assessoria jurídica, e temos parceria com os melhores empreendimentos na cidade. Quer saber mais como investir e se preparar para essa missão? Conheça o Carteira de Sucesso.