Você está em qual momento, comprar ou alugar?

Você está em qual momento, comprar ou alugar?

Tempo de leitura: 

2 minutos

Você ainda não sabe se está no momento de alugar ou comprar um imóvel? Muitas questões devem ser levadas em conta quando se trata de continuar morando de aluguel ou comprar sua casa própria, além do lado financeiro, é importante identificar suas necessidades pessoais nesse momento.

Ao comprar um imóvel para morar, você não se preocupa com fiador, imobiliária, em poder fazer o que quiser com o imóvel sem ter que pedir permissão para ninguém, além de ter a segurança da casa própria. Porém, se você compra sua casa própria, isso deixa de ser um investimento de renda, ou seja, o imóvel será seu para uso pessoal e moradia, você irá dispor de um grande valor e não terá esse dinheiro de volta. É diferente de comprar um imóvel com a intenção de alugá-lo e gerar renda. É preciso pensar no que você irá ganhar e perder ao decidir comprar um apartamento ou uma casa.

  • Benefícios do aluguel: primeiramente, é importante destacar que o valor do aluguel sobe muito menos comparado ao valor imobiliário. Esse é um grande benefício se você tiver dúvida se deve comprar ou alugar um imóvel. Os valores dos aluguéis hoje estão bem menores comparados aos percentuais baixos dos imóveis. Além disso, o custo de manutenção e reformas no apartamento alugado é bem menor do que com imóveis próprios, que incluem reformas de valorização do condomínio, manutenção para manter o imóvel no padrão.
  • Benefícios da compra: o principal na compra da casa própria é a segurança de ter seu patrimônio, sua moradia, e fazer o que quiser com este imóvel, seja reformar, pintar, furar, usar o que a sua criatividade e bolso permitir, ou seja, criar o lar dos seus sonhos. Outro cálculo interessante é a taxa de aluguel do imóvel. Basta dividir pelo valor do imóvel e multiplicar por 100. Se essa taxa for maior que o rendimento das aplicações vale a pena investir. As formas de comprar um imóvel são várias, como financiamento, consórcio, à vista.

Importante pensar no momento que você está da sua vida, principalmente, em quanto tempo pretende ficar no imóvel, se pretende usá-lo somente para fins de moradia ou se pretende fazê-lo de uma forma de rentabilidade no futuro, caso surjam oportunidades, e se você está disposto a desembolsar o montante necessário para o processo.