3 coisas que você precisa saber sobre lareiras

3 coisas que você precisa saber sobre lareiras

Tempo de leitura: 

2 minutos

Nada é tão aconchegante ou acolhedor quanto aproveitar o friozinho em casa, perto da lareira, com sua família. A presença do fogo pode aquecer sua vida em muitos sentidos – a dança das chamas com luz e cores nas paredes, o cheirinho das lascas de madeira, o estalar que relaxa os ouvidos e o calor que aquece o seu lar.

No entanto, apesar de toda magia que as lareiras conferem a sua casa, é essencial lembrar que elas precisam estar com a manutenção em dia. Então, como você pode garantir o conforto delas tendo eficiência e segurança? Siga esses passos!

Manutenção

Antes que o tempo esfrie de vez, agende uma limpeza da chaminé com um profissional e peça para que ele verifique o funcionamento da coifa e a solidez da estrutura. O ideal é que limpezas anuais sejam feitas para remover o acúmulo de creosoto (resíduo da queima de materiais) e que sejam escolhidas madeiras mais secas, que criam menos acúmulo desse resíduo no corpo da lareira do que as madeiras mais macias ou mais verdes.

Eficiência

Se a lareira da sua casa possui sistema de abafamento, certifique-se de fechá-lo quando não estiver usando a lareira, para que o ar quente da sua casa não escape pela chaminé. Você também pode usar um regulador para controlar quanto ar alimenta o fogo e ficar atento às portas e janelas, para ajudar a reduzir a perda de calor. Além disso, a madeira seca pega fogo de forma mais homogênea, o que reduz o número de vezes que você precisa parar o que está fazendo para conservar o fogo.

Segurança

Antes do primeiro fogo da estação, confira se nenhum animal entrou ou criou ninho na chaminé. Tampas e telas de chaminé ajudam a controlar esses inconvenientes, mas é sempre bom ter certeza de que está tudo certo antes de riscar o fósforo. Outro cuidado importante é manter os tapetes, itens de decoração e, principalmente, os combustíveis, bem longe do alcance das chamas.

Uma lareira eficiente, segura e com a manutenção em dia pode trazer muita alegria e aconchego à sua casa, gerar redução na sua conta de energia e manter a família unida por mais tempo. Se você sonha em morar em uma casa com lareira, conte com a Luiz Coelho para encontrá-la. Não adie mais o momento de aquecer também o seu coração e de quem você ama.