Investir em imóveis: viver de renda imobiliária

Investir em imóveis: viver de renda imobiliária

Tempo de leitura: 

1 minuto

Um futuro tranquilo, estável, é o que muitas pessoas buscam, principalmente quem investe em imóveis ou pretende viver desse investimento. Adquirir bens para gerar renda fixa é uma das formas mais seguras e tranquilas para viver bem, de propriedades próprias e um mercado que está sempre em crescimento, claro, dependendo do momento econômico.

  • Aluguel

Adquirir seu imóvel para colocar para locação é uma boa opção, pois ainda será sua propriedade mesmo que você alugue, e gerará uma renda mensal que pode ser estável por um período, visto que contratos de aluguéis têm garantias e prazos mínimos.\ Primeiro, você precisa organizar a compra do seu segundo imóvel, planejar e estudar o mercado imobiliária da cidade onde você mora ou onde pretende investir.

Você deve ter calculado exatamente quanto você ganha, de salário ou outros investimentos e saber das suas despesas fixas mensais e despesas gerais. Tendo esse valor, é preciso estabelecer quanto você pode guardar do seu orçamento para investir, quanto você consegue diminuir dos seus gastos e o quanto você tem disponível no momento. Conheça as formas de compra de imóvel, veja qual se adequa mais ao seu bolso, suas necessidades e planejamento.

\ Considere contar com uma imobiliária para este momento, que irá te auxiliar quanto a burocracia, leis de locação de imóvel. É uma ótima maneira de fazer isso pois ela irá ajudar na administração do seu empreendimento, além de ser responsável pela cobrança do inquilino, divulgação do imóvel e outras questões como vistoria. Você tem diversas preocupações a menos ao contratar uma imobiliária junto ao seu planejamento.

O valor do aluguel que você irá colocar no seu imóvel irá variar entre 0,5% e 1% do valor total dele. Esse preço deve ser estudado e calculado, bem como comparado com os seus gastos com o imóvel, despesas e também uma margem de “lucro” para você. Imóveis novos e mobiliados são mais caros, mas também têm um retorno de locação boa, pois o valor do aluguel aumenta quando o imóvel é novo, bem localizado, próximo de centros comerciais, pontos de mobilidade fácil, universidades.