Mundo Imobiliário: FGTS, investimentos e os “micro-apês”

Mundo Imobiliário: FGTS, investimentos e os “micro-apês”

Tempo de leitura: 

2 minutos

O mundo imobiliário está cheio de novidades há todo o momento, nesta última semana alguns fatos também preocuparam o mercado de imóveis e investimentos, por isso, criamos uma série de notícias sobre o mundo imobiliário para acompanharmos as últimas notícias, vamos conferir?\ \ Possível liberação do FGTS e o impacto no setor imobiliário

Na última quarta-feira, 17, surgiram notícias de que o ministro da Economia estava estudando a possibilidade de permitir saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço aos correntistas. Hoje o FGTS, fora as condições legais já estabelecidas, também é permitido ser retirado para compra de casa própria de até R$1,5 milhão. Como a rentabilidade do Fundo é baixa, muitos esperam o momento de poder sacar o valor para investir no seu imóvel próprio. Porém, com essa possibilidade de retirada para qualquer fim, há uma preocupação do setor imobiliário, visto que o FGTS hoje é essencial para programas como Minha Casa Minha Vida, além do desestímulo de segurança para investir no setor imobiliário.

Novidades no mundo dos fundos imobiliários

O evento de investimentos organizado pela XP Investimentos, realizado neste mês em São Paulo, contou com a participação de Rodrigo Coelho, gestor do Vinci Shopping Centers FII, fundo de shoppings centers da Vinci Partners.

O Vinci Shopping Centers FII é gerido pela Vinci Partners e foi apresentado no Programa de Fundos Imobiliários, no estande da B3, ele conta com 10 shoppings em diferentes estados do Brasil.

Confira aqui o vídeo do programa Fundos Imobiliários.

Cresce potencialmente os “micro-apartamentos”

Apartamentos com menos de 20 metros quadrados para morar, com espaço para cama, armário, pequenos eletrodomésticos e armário, fazem sucesso nas principais capitais do país, entre elas, São Paulo. Jovens e adultos, hoje em dia, já não veem necessidade de um grande apartamento para começar sua vida e residir. Localização e satisfação com o imóvelsão as únicas coisas que contam.

Só na capital paulistana, mais de 55 mil unidades foram lançadas nos últimos seis anos de imóveis de até 40 metros quadrados. A TPA Empreendimentos foi uma das empresas que mais lançou imóveis nesse estilo na capital.

E aí, será que essa onda permanece? A economista do Zap, Debora Seabra, em entrevista para a Infomoney, afirma que ainda não é possível descartar efeitos temporários no mercado imobiliário, pois estes imóveis, no futuro, podem fazer parte de uma grande bolha de revenda.