Guia ilustrado para comprar a casa própria

Residencial localizado na Rua Appel, nº 612, no CENTRO, próximo ao Farrezão, a uma quadra da Av. Presidente Vargas.

Tempo de leitura: 

2 minutos

Adquirir um imóvel é um grande passo, e nada mais natural do que conferir tintim por tintim os prós e contras de cada imóvel visitado, né!? Por isso trazemos um guia ilustrado com 13 dicas para acertar na escolha da sua futura casa própria, porque, para acertar na imobiliária, é só acessar o site ou ir até a Luiz Coelho Imóveis

Confira abaixo o passo a passo da escolha certeira:

1. Primeiramente, confira se a rua é tranquila e segura, sem feira-livre ou barzinhos por perto se você prefere menos movimento.

2.Veja se há padarias, supermercados, farmácias, escolas e hospitais na vizinhança.

3. Jogue cinzas de cigarro (preferimos incenso, é mais saudável) dentro do vaso sanitário. Se elas se moverem sem a descarga ser acionada, é sinal de vazamento. Se a água sair com cor de ferrugem nas torneiras pode ser um aviso de que as tubulações estão enferrujadas e precisam de substituição.

4. Se a fachada do prédio estiver ruim, pode haver reforma em breve, com aumento de condomínio. Prepare-se.

5. Se o sol bater no imóvel de manhã, o local é face norte, considerada a melhor. Se for incidente à tarde, o imóvel tem face noroeste. Não é ruim, mas há propensão de ficar abafado à noite.

6. Acenda, em horário de pico (das 18h às 21h) todas as luzes da casa e, se houver, ligue dois chuveiros elétricos de uma vez. Se a intensidade de luz baixar muito, ou mesmo um dos chuveiros ficar com a água fria, a rede elétrica precisa de reforma.

7. Em pisos frios, veja se há ondulações. Jogue uma bolinha no chão. Se ela for parar em direção oposta, a inclinação do piso está errada. Piso estufado significa que não foi bem colocado e precisa ser refeito.

8. Em casas antigas, olhe sempre o telhado para saber se há telhas quebradas ou cupim nas madeiras.

9. Fique atento. Pó acumulado em armários embutidos costumam ser sinais de cupins.

10. A ventilação é importante. Os banheiros, quartos e áreas comuns devem ter janelas amplas.

11. Antes de comprar na planta, vá ao Cartório de Registro de Imóveis para checar se existe o registro da incorporação do empreendimento. Procure a subprefeitura e veja se a planta do imóvel foi aprovada e se os dados conferem com o imóvel oferecido. Peça o número da matrícula da obra para fazer as consultas.

12. Leia atentamente o memorial descritivo da obra, identifique a marca e a qualidade dos materiais. Antes de assinar o contrato busque orientação legal para analisar as condições propostas no documento. Cheque o índice de reajuste das parcelas (deve ser INCC ou CUB) durante a obra e na entrega das chaves.

13. Confira a data da previsão da entrega, para se planejar e acompanhar as obras. O atraso de até 180 dias na entrega da obra pode constar de alguns contratos, e, dessa forma, a empresa não precisa justificar o atraso nem pagar multa. Exija que o contrato preveja multa à construtora por atraso na entrega da obra. Em geral, a taxa fica entre 0,5% e 1% do valor do imóvel por mês.

Com estas dicas, praticamente não tem erro.

E negociando com a Luiz Coelho Imóveis, sua satisfação está garantida!

Um abraço, até a próxima postagem.