Como descobrir o valor do meu imóvel

Como descobrir o valor do meu imóvel

Tempo de leitura: 

2 minutos

Descobrir o valor do seu imóvel não é uma tarefa fácil, principalmente se você está começando a investir nesse ramo agora. São inúmeros pontos para levar em consideração ao valorar seu imóvel, deve-se avaliar, ainda, o preço de mercado atual dos imóveis, além de garantir que você, proprietário, não saia no prejuízo.

É imprescindível contar com a ajuda de corretores especializados e o aporte de uma imobiliária, mas algumas características são básicas para avaliar de forma justa o valor da sua propriedade!

  1. Imóveis similares Uma boa dica é pesquisar imóveis no mesmo bairro ou rua em que o seu, entre 8 e 10 imóveis já é uma média boa para ideia de quanto pode valer sua propriedade, deve-se levar em consideração o padrão arquitetônico, a idade do prédio, ainda, é interessante avaliar apartamentos vendidos recentementes no condomínio do seu, para ter uma ideia de valor. Andares mais altos costumam ser mais caros, assim como apartamentos voltados para a face norte em regiões frias. Quanto à casas, cada uma difere da outra, apesar de poder avaliar o bairro e localização, a estrutura e tamanho da residência são sempre únicos.
  2. Metragem A metragem é importante para definir o valor do seu imóvel, pois cada região tem um valor por m² como base de cálculo. Para identificar o preço do metro quadrado do seu imóvel, acesse o DMI (dados do mercado imobiliário), defina sua cidade, bairro e vá até o gráfico de número 2, com ele você vai descobrir o valor absoluto da região do seu imóvel por m². Depois multiplique o valor absoluto do m² com o número de metragem do seu imóvel.
  3. Estrutura do imóvel Piscina, salão de festa, salão de jogos ou mais de uma vaga de garagem devem ser levados em consideração para valorar o imóvel. Pois são itens que aderem valor à propriedade, além de serem identificadores para os possíveis compradores. Alguns sites já têm filtros para essas características e adendos do imóvel, as construtoras começaram a produzir condomínios residenciais com vários itens de lazer e diferenciais para atender vários públicos. Pensando nos vários públicos: crianças, jovens e adultos, playground, brinquedoteca, quadra poliesportiva, sala de jogos, academia e salão de festas são pontos importantes.
  4. Conservação Um imóvel bem conservado ou reformado passa mais segurança ao comprador e ainda ajuda na hora da negociação. É necessário estar atento sempre a essa questão para não perder preço na hora de anunciar sua propriedade. Fique atento à: infiltrações; mofos; encanamentos; fiação elétrica; se portas e janelas estão fechando corretamente; pintura nova (de preferência com tons neutros).
  5. Dormitórios O número de quartos de seu apartamento ou casa influencia diretamente no preço, por exemplo, um imóvel de 01 dormitório pode valer menos do que um de 02 em um mesmo bairro e condições, lembrando que existem outras variações. Se seu imóvel tem 03 ou mais dormitórios, esse valor também irá mudar devido a média do preço por m² na região.

Com isso, você deve estar atento à: região, proximidades, estrutura de lazer, conservação, número de dormitórios e número de vagas de garagem. Tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente!