Primeiro aluguel: dividir apartamento ou morar sozinho?

Primeiro aluguel: dividir apartamento ou morar sozinho?

Tempo de leitura: 

2 minutos

Sair da casa dos pais ou da casa dos seus responsáveis é sempre uma decisão que marca um novo início da vida adulta, onde compromissos e maturidade são necessários para arcar com a responsabilidade de ter sua própria casa, pagar aluguel, despesas.

Muitas pessoas preferem sair para morar sozinhos, ter essa experiência antes de ir morar com colegas de quarto ou namorados(as), entretanto, outras já preferem dar o primeiro passos dividindo com alguém.

Você sabe qual o melhor para esse momento inicial?

Ao morar sozinho, grandes responsabilidades vêm junto, o aluguel é todo do seu bolso, bem como taxas e pagamentos de água, luz, internet, condomínio, tudo isso deve ser controlado somente por você. Mercado e energia tendem a vir no final do mês com menor valor já que só uma pessoa está usufruindo disso, após os primeiros meses você consegue ter uma média de quanto gasta nessa parte e já separar o dinheiro. Quando você divide o apartamento, pode-se ter uma média mas é impossível saber o quanto a outra pessoa vai se fato gastar, já que os hábitos serão outros.

Dividir é uma opção para quem quer se sentir mais “seguro” em relação às despesas e gastos com aluguel, pois tudo de usufruto comum será repartido meio a meio, além de ter mais de uma pessoa junto com você se preocupando com os mesmos problemas que envolvam aluguel e o apartamento. Se você precisa economizar, vale a pena considerar a possibilidade de dividir apartamento. Suas contas pessoais continuam as mesmas, mas dividir aluguel, condomínio e faturas fixas aliviam bastante o orçamento mensal.

Em relação ao apartamento em si, morar sozinho te dá liberdade para decorar, comprar os móveis que quiser e como quiser, ter seu próprio horário de limpeza da casa, a rotina geral do ambiente, já que é só você e você. Além da privacidade e os momentos em silêncio dentro da própria casa.

Se você recém chegou na cidade, dividir apartamento talvez seja a melhor opção. Ao morar com pessoas que já conheçam o local, você recebe dicas valiosas de como economizar, que lugares frequentar e muito mais, além de se sentir relativamente mais “seguro” do que chegar sozinho em uma nova cidade e morar sozinho.