Morar sozinho ou dividir apartamento?

Morar sozinho ou dividir apartamento?

Tempo de leitura: 

3 minutos

Chegou aquele momento de sair de casa para trabalhar, estudar? Aquela oportunidade fora da cidade natal se apresentou e você está indo de mala e tudo? Ou simplesmente para ter sua independência?

Sair da casa dos pais sempre é um passo importante, com seus prós e contras, a independência, sua evolução individual e amadurecimento fazem parte dessa escolha. Mas de acordo com seu desejo próprio ou o lado financeiro, surge a dúvida entre morar sozinho logo ou dividir o apartamento. E agora?

Nós analisamos alguns pontos positivos e negativos de ter sua casa sozinho ou dividir. Assim, quem sabe você toma a decisão mais informado e de acordo com o que você precisa!

Morar sozinho

Uma das boas e velhas vantagens de se morar sozinho é a individualidade e privacidade que isso te permite. É seu apartamento, suas coisas, e você sempre terá seu momento a sós depois do trabalho, depois da aula, durante o almoço, em qualquer hora.

A decoração é você quem faz! Morar sozinho quer dizer que você pode deixar a casa exatamente como quer, comprar seus móveis preferidos, da cor que deseja e arrumar como preferir, sem ter que conversar ou perguntar antes para o colega de quarto. Eletrodomésticos também serão da sua conta e risco, para comprar o que quiser, sem precisar negociar ou dividir. E se você é uma pessoa que tira tudo de bom da sua solidão, morar sozinho pode ser libertador!

Porém, como tudo, isso é uma responsabilidade que deve caber no seu bolso. Você arca com todas as despesas sozinho, muitas vezes tendo que começar com o básico dentro do apartamento até ter dinheiro para comprar todo o resto, e gastos extras também serão somente para você. Além de gastos com mercado e alimentação, tudo das suas finanças. Além de que é importante gostar de passar a maior parte do tempo sozinho, curtir sua companhia e se adaptar à esta mudança.

Dividir o apê

Uma das coisas mais gostosas de dividir apartamento é a parceria que você cria eventualmente, já que tendemos a escolher pessoas que se relacionem com características mais parecidas com as nossas, e se isso não existe, a convivência tem seu papel! Grandes amizades podem nascer com colegas de apartamento. Você sempre terá companhia e ainda divide todos os gastos, o que alivia muito suas despesas.

Alimentação e mercado se tornam menos preocupantes quando você combina de dividir tudo com seu colega, despesas com ar condicionados, gastos extras para conforto também se tornam mais possíveis se você tem de controlar seu dinheiro, já que agora é tudo dividido por dois ou três.

Uma boa dica é conversar antes com os moradores e ver se eles têm coisas em comum com você, porque a convivência é intensa para quem divide apartamento, então, é importante checar se seu colega não vai invadir seu espaço.

Ao dividir um imóvel, você automaticamente abdica um pouco da sua privacidade. Mesmo com quartos separados, os cômodos da casa serão coletivos, a rotina, o café da manhã, o almoço, sempre será na companhia de alguém. Logo, se você tem dificuldades em conviver com pessoas diferentes e chegar em um consenso entre todos, é bom repensar esta opção.

São coisas para ponderar, não é? Sempre bom dar prioridade para sua disponibilidade financeira e o com o que você se adapta melhor!

Qualquer dúvida, só entrar em contato com a gente. Se inscreva em nossa newsletter para receber, semanalmente em primeira mão, informações que valem a pena ler!