A importância da vistoria

A importância da vistoria

Tempo de leitura: 

1 minuto

A vistoria de um imóvel é um documento de extrema importância para o processo de aluguel ou compra, envolve o proprietário o locatário ou comprador, preza pela segurança do processo e também pela garantia de que tudo está conforme o contrato.

O laudo de vistoria detalhado descreve a situação do imóvel no momento da compra ou do contrato de aluguel. Ele deve conter os seguintes critérios: acabamentos; pinturas; instalações elétricas; instalações hidráulicas; qualidade geral da estrutura do imóvel; paredes e rejuntes.

Avistoria de um imóvel de locaçãoprecisa seguir algumas regras e estar de acordo com o contrato de aluguel o qual estipula que o imóvel deverá ser retornado ao proprietário nas mesmas condições em que ele foi entregue ao locatário.

O laudo de entrada da vistoria será comparado ao lauda de saída, ambos deverão estar de acordo. No contrato, discorre queo imóvel está em perfeitas condições de uso, salvo termo de vistoria onde são relacionados itens que apresentam alguma divergência e também são tiradas várias fotos para comprovar o estado e condições dos imóveis.A vistoria da parte elétrica é feita por testes, já que a luz está desligada junto a RGE.

É muito importante a ajuda de um profissional da área imobiliária. Ele terá a experiência fundamental para fazer a inspeção. Além disso, contará com o auxílio de equipamentos que identificam, com mais precisão, determinados problemas. Mas, vale lembrar-se de que a vistoria pode, sim, ser acompanhada pelo locatário — se ele assim quiser.